Investigação sobre mortes de peixes no Rio Acre é iniciada por autoridades ambientais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) do Acre anunciou que uma equipe técnica especializada foi enviada ao local para investigar a mortandade de peixes no Rio Acre. A ação ocorre após a divulgação de vídeos que mostram centenas de peixes mortos, situação denunciada por moradores das comunidades Colibri, Bagaço e Judia.

Por meio de nota, a Sema informou que, além de investigar as possíveis causas da mortandade, a equipe também coletará amostras para análise da qualidade da água do rio. A denúncia foi formalmente apresentada ao Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e exposta pelo deputado estadual Eduardo Ribeiro, do PSD, durante sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na terça-feira (8).

A Prefeitura de Rio Branco também se manifestou e anunciou a abertura de uma investigação. De acordo com a nota da prefeitura, uma equipe de técnicos e fiscais da área ambiental foi designada para identificar o local das mortes, com a colaboração de ribeirinhos da região.

Nesta quarta-feira (9), o prefeito Tião Bocalom se reuniu com servidores da Secretaria Municipal de Educação e de Meio Ambiente (SEMEIA) para agradecer o trabalho realizado e enfatizar a mudança na abordagem da política ambiental no município. “Nós mudamos a forma de fazer política ambiental em Rio Branco, deixando a prática da opressão para a prática da orientação”, afirmou Bocalom.

Após a reunião, o prefeito acompanhou a equipe em uma inspeção na região do Quixadá, onde estão sendo coletadas amostras de água e dos peixes mortos.

A Sema reforçou em sua nota que está acompanhando o caso e que novas informações serão divulgadas por meio de Nota Técnica.

Leia a nota na íntegra:

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), vem a público informar que está acompanhando o que seria um evento de mortandade de peixes no Rio Acre.

O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) recebeu a denúncia formalmente nesta terça-feira, 7, e solicitou apoio da Sema, que deverá enviar nessa quarta-feira, 8, uma equipe técnica especializada ao local para realizar uma análise detalhada da qualidade da água e investigar o que estaria causando a morte de peixes.

Novas informações serão divulgadas por meio de Nota Técnica.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp