Durante a sessão desta terça-feira, 15 de outubro, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Eduardo Ribeiro (PSD) utilizou seu tempo na tribuna para celebrar duas datas importantes e discutir pautas fundamentais para o estado. O parlamentar começou sua fala saudando os servidores da casa e membros do Cadastro de Reserva da Polícia Civil, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), Corpo de Bombeiros, e aprovados da Polícia Penal, que acompanhavam a sessão.
O deputado também fez questão de parabenizar os educadores pelo Dia dos Professores, celebrado nesta data: “Parabenizar todos os professores e professoras, todos os educadores do Estado. A importância de cada vez mais valorizarmos esses profissionais”, destacou.
Contudo, o ponto central de seu discurso foi a comemoração pela inclusão do procurador de Justiça acreano, Sammy Barbosa, na lista tríplice do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o que coloca Barbosa como um forte candidato a ocupar uma das cadeiras da Corte. Eduardo Ribeiro expressou sua alegria pela escolha.
“Hoje, o Superior Tribunal de Justiça acabou de aprovar uma lista tríplice, onde foi incluído um acreano, o doutor Sammy Barbosa. Fico muito feliz com essa escolha, um nome com um trabalho prestado importantíssimo para a questão jurídica do Estado e para a população, através do Ministério Público”, disse.
O deputado reforçou ainda a relevância da indicação de Sammy Barbosa para o Acre, salientando a ausência de representantes do estado no STJ: “Nós precisamos ter alguém no Tribunal Superior. Manaus tem, nós não temos. Então é fundamental que a gente se una, todas as forças do Estado, para que junto à Presidência da República, ele possa ser o escolhido dentro dessa lista”, complementou.
O deputado ainda anunciou que apresentará uma moção de apelo para que a Aleac aprove a candidatura de Sammy e encaminhe o documento à Presidência da República, pedindo a escolha do procurador acreano.
Além do destaque ao nome de Sammy Barbosa, Eduardo Ribeiro também abordou a continuidade dos trabalhos em torno da ligação rodoviária entre Cruzeiro do Sul e Porto Walter, uma pauta que já foi debatida em audiências públicas anteriores. Ele informou que haverá uma reunião com a equipe do governo para tratar do tema: “Hoje à tarde teremos uma reunião com a equipe do governo, e queira Deus que o quanto antes essa situação venha a ser resolvida”, afirmou.
O deputado encerrou sua fala reforçando a importância da união em prol das causas que impactam diretamente o estado do Acre e reiterou sua confiança na capacidade de Sammy Barbosa de contribuir para o sistema de justiça brasileiro. “Ter alguém com a consciência política e social do doutor Sammy Barbosa no STJ seria um ganho não só para o Acre, mas para a nação como um todo”, concluiu.