Dentista freta avião para paciente realizar transplante de fígado após omissão da prefeitura de Envira-AM

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

No último domingo, 13, um gesto solidário do dentista Dr. Júnior Nascimento chamou a atenção nas redes sociais, após ele ter arcado com os custos do frete de uma aeronave para que uma paciente pudesse realizar um transplante de fígado na Fundação Hospital do Acre (Fundhacre), em Rio Branco. O caso ganhou repercussão depois de um vídeo publicado no Instagram do dentista, ao lado da paciente, a jovem Joelma Moura Gomes, onde ele relatou a omissão da prefeitura de Envira, município do interior do Amazonas, que deveria ter organizado o transporte da paciente em situação delicada.

Dr. Júnior Nascimento contou que foi procurado pela equipe da Fundação, responsável pelo agendamento do transplante, que havia tentado, sem sucesso, contato com o secretário municipal de saúde do município amazonense e também com a assistência social. Diante da urgência da situação, o empresário decidiu agir para evitar que a paciente perdesse a chance de receber o órgão, que havia sido encontrado de última hora em Porto Velho, capital de Rondônia.

“A equipe da fundação responsável pelo agendamento tentou entrar em contato com o secretário municipal de saúde de Envira, mas sem sucesso, com a assistência social e sem sucesso, também. Então, resolveram entrar em contato comigo, explicaram a situação que se tratava de algo urgente, que a paciente poderia perder o órgão que fora achado de última hora de um doador de Porto Velho, e a paciente estava em Envira-AM, há 500 km de distância da capital Rio Branco. Como a prefeitura não respondeu a tempo para organizar o voo, liguei pra agência, pedi pra mandar a paciente e seus acompanhantes, e me responsabilizei pelo frete da aeronave, pois naquele dia não tinha voo regular, e se tratava de uma oportunidade única e de uma vida que estava em jogo”, relatou o dentista.

Envira, localizada no interior do Amazonas, fica a aproximadamente 500 km de Rio Branco, e o acesso a transporte regular é limitado. Sem a intervenção de Dr. Júnior, a paciente teria perdido a chance de realizar o transplante, uma vez que o órgão disponível era uma oportunidade rara.

Aeronave fretada pelo dentista para transporte da paciente à Rio Branco – Foto cedida

O gesto de solidariedade do dentista, que é natural de Envira, rapidamente repercutiu entre seus seguidores e a comunidade, diante de tal gesto de empatia com sua conterrânea.

Perguntado pela reportagem sobre os valores gastos com o transporte da paciente, Júnior optpu por não divulgar, mas garantiu que o valor corresponde a mais que o salário de um vereador em Rio Branco.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp