A situação de erosão no Calçadão do Novo Mercado Velho, no Centro de Rio Branco, segue avançando, levando a Defesa Civil a interditar uma nova área a partir desta sexta-feira, 25. A interdição inclui cerca de 12 imóveis na parte final do Novo Mercado Velho, cujos proprietários estão proibidos de abrir os estabelecimentos. Além disso, com uma extensão de 270 metros isolada, será necessário retirar os bens dos imóveis.
O coronel Carlos Batista, coordenador da Defesa Civil Estadual, informou que um laudo geológico recente revelou que o solo está cedendo aproximadamente 1 centímetro a cada dois dias, indicando o avanço do problema. O parecer técnico recomenda a restrição de acesso para pedestres e sugere uma vigilância contínua.
A Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo está preparando a documentação necessária para realizar um inventário dos imóveis, buscando uma solução para os comerciantes que pode envolver indenizações ou realocação. Batista ressaltou que a erosão ameaça mais de 250 metros da área do mercado, um cenário considerado crítico pelos laudos geotécnicos. A Prefeitura de Rio Branco, através da Defesa Civil Municipal, também está atuando nas negociações para buscar alternativas.