Defesa Civil alerta para a continuidade da seca e oscilação mínima do nível do rio Juruá

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

 

O coordenador da Defesa Civil Municipal de Cruzeiro do Sul, José Lima, trouxe atualizações sobre o nível do rio Juruá e a situação de seca na região durante a primeira quinzena de outubro. Segundo Lima, o nível do rio tem oscilado de forma pouco significativa, mesmo com as chuvas localizadas. “Na semana passada, o nível estava em 4,90 metros e hoje está em 4,95 metros”, afirmou o coordenador, ressaltando que o rio está dentro da calha na parte mais baixa, o que faz com que pequenas quantidades de chuva tenham pouco impacto.

Lima destacou que, apesar das chuvas intensas dos últimos dias, elas não foram suficientes para melhorar a situação de estiagem severa, especialmente nas áreas rurais. “O solo está muito seco e a chuva praticamente não criou água em lugar nenhum”, explicou.

O coordenador informou ainda que a previsão para os próximos dias é de chuvas pontuais e pouco significativas, com a estiagem devendo se estender até, pelo menos, a metade de outubro.

No que diz respeito à zona rural, a seca continua afetando severamente as comunidades, e a Defesa Civil mantém a distribuição de água. “Estamos com uma quantidade bem grande de água distribuída, e continuamos com essa ação”, destacou Lima. Ele também mencionou que, após problemas mecânicos com os caminhões de abastecimento, as equipes retomariam as atividades de distribuição após a chegada de peças.

Além dos problemas atuais com a seca, Lima alertou para a possibilidade de fortes enchentes no período invernoso, que deve começar no final de dezembro. “Toda essa água que não está no solo irá evaporar e, eventualmente, voltará em forma de chuvas. A previsão é de um inverno rigoroso, com grandes chances de enchentes”, afirmou.

Diante dessa previsão, a Defesa Civil já está se preparando com planos de contingência, para garantir uma resposta eficaz em caso de alagamentos. “O município está tomando todas as providências necessárias para atuar, como sempre fez”, disse Lima, apontando que, após uma seca tão severa, a expectativa é de um período de chuvas intensas nos primeiros meses de 2025.

Entre os dias 1º e 15 de outubro, foram registrados 25 milímetros de chuva na região. A previsão para o período de 16 a 21 de outubro é de aproximadamente 50 milímetros, o que ainda não será suficiente para reverter os efeitos da seca prolongada. O nível do rio Juruá segue em 4,95 metros, e a Defesa Civil continuará monitorando a situação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp