Cemitérios de Rio Branco recebem preparativos para o Dia de Finados com expectativa de 50 mil visitantes

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Os principais cemitérios de Rio Branco estão sendo preparados para receber visitantes no Dia de Finados, em 2 de novembro. Estima-se que cerca de 50 mil pessoas passarão pelos cemitérios São João Batista, Jardim da Saudade, São Francisco e Cruz Milagrosa, segundo a prefeitura de Rio Branco.

De acordo com Joabe Lira, Secretário de Cuidados com a Cidade, essa é a data de maior movimento nos cemitérios municipais. “Mantemos um serviço de limpeza durante todo o ano, mas temos um preparo específico para o Dia de Finados. Desde o ano passado, instalamos câmeras de monitoramento no cemitério São João Batista para coibir o roubo de peças de bronze das lápides, uma reclamação recorrente”, comentou.

Para cemitérios particulares, há uma legislação municipal que regula a manutenção e reforma dos túmulos, permitindo que intervenções maiores fossem feitas até 20 de outubro. Até o Dia de Finados, os responsáveis podem realizar apenas serviços como limpeza, pintura e atualização de letreiros.

Além da segurança, os cemitérios municipais receberam reforço na iluminação e estão praticamente prontos para a data. “Teremos banheiros químicos, tendas e água mineral para os visitantes. Equipes de apoio estarão em cada cemitério para auxiliar as pessoas, informando e, se necessário, ajudando a localizar os túmulos de familiares”, explicou Lira.

O objetivo, segundo ele, é oferecer uma experiência confortável às famílias que vão homenagear seus entes queridos. “Sabemos que esse é um dia especial, e os preparativos estão quase finalizados: a limpeza foi concluída, a iluminação reforçada e algumas reformas já realizadas”, acrescentou.

A visitação será permitida das 7h às 17h, com missas programadas em parceria com a Igreja Católica. No cemitério São João Batista, por exemplo, haverá celebrações às 8h e às 14h. “Estamos organizando tudo com cuidado para que as pessoas possam fazer suas homenagens com tranquilidade”, concluiu o secretário.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp