sábado, 19 abril 2025

Cemitérios de Rio Branco recebem preparativos para o Dia de Finados com expectativa de 50 mil visitantes

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Os principais cemitérios de Rio Branco estão sendo preparados para receber visitantes no Dia de Finados, em 2 de novembro. Estima-se que cerca de 50 mil pessoas passarão pelos cemitérios São João Batista, Jardim da Saudade, São Francisco e Cruz Milagrosa, segundo a prefeitura de Rio Branco.

De acordo com Joabe Lira, Secretário de Cuidados com a Cidade, essa é a data de maior movimento nos cemitérios municipais. “Mantemos um serviço de limpeza durante todo o ano, mas temos um preparo específico para o Dia de Finados. Desde o ano passado, instalamos câmeras de monitoramento no cemitério São João Batista para coibir o roubo de peças de bronze das lápides, uma reclamação recorrente”, comentou.

Para cemitérios particulares, há uma legislação municipal que regula a manutenção e reforma dos túmulos, permitindo que intervenções maiores fossem feitas até 20 de outubro. Até o Dia de Finados, os responsáveis podem realizar apenas serviços como limpeza, pintura e atualização de letreiros.

Além da segurança, os cemitérios municipais receberam reforço na iluminação e estão praticamente prontos para a data. “Teremos banheiros químicos, tendas e água mineral para os visitantes. Equipes de apoio estarão em cada cemitério para auxiliar as pessoas, informando e, se necessário, ajudando a localizar os túmulos de familiares”, explicou Lira.

O objetivo, segundo ele, é oferecer uma experiência confortável às famílias que vão homenagear seus entes queridos. “Sabemos que esse é um dia especial, e os preparativos estão quase finalizados: a limpeza foi concluída, a iluminação reforçada e algumas reformas já realizadas”, acrescentou.

A visitação será permitida das 7h às 17h, com missas programadas em parceria com a Igreja Católica. No cemitério São João Batista, por exemplo, haverá celebrações às 8h e às 14h. “Estamos organizando tudo com cuidado para que as pessoas possam fazer suas homenagens com tranquilidade”, concluiu o secretário.

Publicidade