O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, anunciou nesta terça-feira, 29, a extensão da Campanha de Vacinação contra a Influenza de 2024 até 31 de janeiro de 2025. A medida, que amplia o prazo inicialmente previsto para 26 de outubro, busca aumentar a cobertura vacinal, que se encontra abaixo do esperado.
Até o momento, foram aplicadas 98.042 doses, correspondendo a 22,09% do grupo prioritário, composto por crianças, idosos, gestantes, profissionais da saúde e pessoas com comorbidades. A população-alvo no Acre é de 311.069 pessoas.
Com a prorrogação, a vacinação segue disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade, enquanto houver doses. O estado possui atualmente 239 mil doses da vacina trivalente, distribuídas entre os 22 municípios acreanos.
O secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal, destacou a importância da vacinação como medida de prevenção contra a gripe e suas complicações: “A vacinação contra a influenza é essencial para proteger contra a doença, reduzir suas complicações e diminuir a circulação do vírus, especialmente entre grupos de risco.”
As secretarias municipais de saúde continuarão priorizando os grupos definidos na campanha. A expectativa é ampliar a cobertura vacinal até o final do novo prazo, incentivando a população a buscar os postos de vacinação antes do período de chuvas e aumento de doenças respiratórias no estado.