Adailton Cruz propõe aumento no orçamento para Assistência Social e enfrentamento a catástrofes climáticas

O deputado estadual Adailton Cruz, do PSB, destacou, em sua fala sobre a proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025, a necessidade de aumentar os recursos destinados à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, que tem previsão de apenas R$ 16 milhões. Durante a discussão sobre o orçamento, ele ressaltou a importância dessa secretaria para atender as populações mais vulneráveis e as vítimas de desastres naturais, como enchentes e secas.

Cruz enfatizou que, com o orçamento atual, a SEASDH terá dificuldades para manter suas operações, comprometendo o suporte a famílias que enfrentam crises alimentares e de moradia. “Estava observando aqui, a SEASDH tem uma previsão anual de apenas 16 milhões para o exercício 2025. Nós sabemos que essa secretaria é essencial para aquelas pessoas mais sensíveis, o apoio àqueles que precisam”, afirmou.

O deputado também chamou a atenção para a ausência de uma reserva orçamentária específica para apoiar as vítimas de catástrofes climáticas, que têm se tornado frequentes devido a alterações no clima. “Com 16 milhões, não vai dar nem para a Secretaria de Assistência Social manter a sua estrutura que já está hoje”, destacou.

Adailton Cruz sugeriu a realização de uma audiência pública para discutir a criação de um orçamento exclusivo voltado ao enfrentamento de desastres climáticos e à promoção de ações preventivas. Ele enfatizou que o orçamento destinado ao Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) é insuficiente para lidar com a demanda atual, afirmando: “Acredito que isso está sendo muito curto para realizarem o trabalho.”