A volta por cima de Bocalom e as eleições 2026: os bastidores da política acreana

A volta por cima

Poucas pessoas deram uma volta por cima tão breve e vitoriosa como fez o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom. De expulso do PP ele se tornou vitorioso tendo o partido Progresssitas como coadjuvante em sua vitória.

Mudanças

Em pouco menos de um ano, Bocalom foi convidado a deixar o PP, filiou-se ao PL, navegou na onda bolsonarista sem economizar nos jargões, fortaleceu a imagem e conquistou o apoio do próprio PP na figura popular de Gladson Cameli.

Mérito dele

As máquinas pesaram na campanha. Ninguém ousa dizer o contrário, mas também não se pode tirar os méritos de Bocalom que, mesmo quando era ele contra o mundo, sempre foi bem votado.

PP cresce e MDB diminui

Se o PP saiu gigante das eleições 2024 por uma onda de acertos e popularidade de Gladson Cameli, o MDB sai como grande derrotado por figuras da velha política como Vagner Sales.

Arrogância de Vagner Sales

Em sua arrogância, Vagner Sales não quis abrir mão da candidatura de Jéssica Sales em um acordo com o PP de Gladson Cameli se tornando responsável pela derrota do MDB nas duas maiores cidades do Acre.

Márcio Bittar

Márcio Bittar foi em Rio Branco o grande articulador da vitória de Bocalom. Foi fundamental na construção do processo.

Márcio Bittar II

É prematuro o grupo do senador Márcio Bittar começar a construir uma chapa citando como candidato ao governo o prefeito reeleito de Rio Branco, Bocalom. Calma, gente.

Alan Rick

O que se viu em toda a construção do novo cenário político foi a tentativa de apagamento do nome do senador Alan Rick, mas é arrogância fazer isso. Alan tem apoio popular.

Não subestimem

Não se deve subestimar o senador Alan Rick. Ele tem mostrado que todas as vezes que o subestimaram ele saiu mais forte ainda. Foi assim que ele se elegeu senador.

Nova safra

João Paulo Silva, André Kamai, Leôncio Castro, Aiache, Felipe Tchê, os nomes sob os quais repousa a esperança de uma Câmara de Vereadores em Rio Branco mais combativa.

Luiz Tchê

Luiz Tchê voltou a mostrar o grande articulador político que ele é e elegeu o filho como um dos mais votados em Rio Branco.

Fernanda e Tadeu Hassem

Fernanda e Tadeu Hassem mostraram que têm construído um legado firme em Brasiléia. Elegeram Carlinhos do Pelado como prefeito daquela cidade.

Manoel Moraes

Manoel Moares quebrou o ciclo de domínio petista em Xapuri e elegeu Maxwel Maia como prefeito da cidade.

Novo cenário

O novo cenário político do Acre começou a ser desenhado antes do fechamento das urnas.

Bom dia a todos