Voo de Michelle Bolsonaro para Rio Branco é cancelado devido à fumaça de queimadas e Bocalom adia comício

A agenda da Presidente Nacional do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, esposa do ex presidente Jair Bolsonaro, prevista para hoje (2) em Rio Branco, foi adiada devido a dificuldades operacionais nos voos na região Norte do Brasil.

De acordo com informações, o adiamento se deve à visibilidade extremamente reduzida causada pela intensa fumaça, que tem afetado o tráfego aéreo, principalmente de aeronaves de pequeno porte. Os aeroportos de Porto Velho e Ji-Paraná, que poderiam servir como alternativas, estão fechados também devido as fumaças que cercam a zona amazônica, impossibilitando qualquer desvio de emergência.

Embora os voos particulares operem sob diretrizes específicas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a situação gerou a necessidade de adiar o comício planejado para a Praça do Palácio Rio Branco. Segundo a nota dos organizadores, a nova data do evento será divulgada assim que a situação melhorar.

A organização expressou pesar pelo transtorno e pediu a compreensão dos participantes pela mudança inesperada na programação.

Veja nota na íntegra:

A agenda da Presidente Nacional do PL Mulher Michelle Bolsonaro em Rio Branco, prevista para esta segunda-feira (2) foi adiada por questões de segurança de voo na região Norte do País.

A baixa visibilidade dos céus provocada pela grande quantidade de fumaça prejudica pouso e decolagem, principalmente, de aeronaves de pequeno porte. Aeroportos de escapes nas proximidades, como Porto Velho e Ji-Paraná encontram-se fechados e não podem ser usados como alternativos em caso de emergência.

Voos particulares seguem diferentes protocolos, e operam sob autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Dessa forma, o comício — previsto para acontecer na tarde desta segunda-feira (2) na Praça do Palácio Rio Branco — está adiado, e uma nova data será divulgada.

A coligação Produzir para Empregar lamenta a suspensão desse grande evento, e pede a compreensão de todos pelo transtorno.

Rio Branco, 02 de setembro de 2024

A Gazeta do Acre