Ulysses, Velloso e Duarte assinam a favor do impeachment de Moraes; no Senado, apenas Alan Rick e Bittar

O pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi assinado por 152 deputados na Câmara Federal. Na última segunda-feira, 9 de setembro, congressistas da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregaram o requerimento ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Paralelamente ao documento protocolado no Congresso, uma petição online reunia cerca de 1,4 milhão de assinaturas para o afastamento do ministro até a noite de segunda-feira, 9.

Dos oito deputados que compõem a bancada federal do Acre, apenas os seguintes votaram a favor do impeachment:

Lista de Deputados que Votaram SIM:

– Coronel Ulysses (União Brasil)
– Eduardo Velloso (União Brasil)
– Roberto Duarte (Republicanos)

Os demais parlamentares votaram contra ou se abstiveram.

O pedido foi entregue a Pacheco com as assinaturas dos deputados e demais cidadãos. Os senadores da oposição decidiram não assinar o documento, pois cabe exclusivamente ao Senado julgar esse tipo de processo. No entanto, 31 senadores manifestaram apoio à destituição do magistrado.

Dos três senadores acreanos, Alan Rick e Márcio Bittar, ambos do União Brasil, votaram a favor do impeachment de Moraes. Já o senador Sérgio Petecão (PSD), aparece como voto indefinido, conforme dados do site Voto Senadores, criado pela oposição.

Embora muitos deputados apoiem o impeachment de Moraes, isso tem um peso político mais simbólico do que prático. O processo de impeachment de ministros do STF deve ser iniciado no Senado. Se Pacheco decidir avançar com o processo, o julgamento será exclusivamente responsabilidade dos senadores, sem a influência direta dos deputados.