Socorro Neri rebate Bocalom e diz que não entregou Saerb falido à atual gestão

A gestão do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB) tem sido uma fonte de intenso debate na capital acreana, à medida que o atual prefeito e candidato à reeleição, Tião Bocalom, e a ex-prefeita e deputada federal Socorro Neri trocam acusações.

Em recente declaração, Tião Bocalom defendeu com veemência o retorno do SAERB à administração municipal como um feito significativo de sua gestão. Segundo Bocalom, o sistema de água e esgoto enfrentava grandes desafios e sua gestão fez investimentos substanciais em bombas e perfuração de poços, medidas que, segundo ele, foram negligenciadas por 30 anos. O prefeito argumentou que a terceirização do serviço seria prejudicial para os cidadãos mais pobres e destacou que a administração atual tem conseguido fornecer água 24 horas em vários bairros.

Por outro lado, Socorro Neri, em um comentário na página do Jornal Ac24horas, refutou as alegações de Bocalom. Ela afirmou que o SAERB não estava falido e que a responsabilidade pelo sistema de abastecimento estava sob o Governo do Estado desde a gestão do prefeito Raimundo Angelim. Neri criticou a decisão da atual gestão de reverter o sistema para a prefeitura sem planejamento adequado e recursos financeiros suficientes. Segundo a deputada, as promessas de melhorias não se concretizaram, evidenciadas pela persistência de problemas no abastecimento de água.

“Chega de mentira! O SAERB não estava falido. O sistema de abastecimento de água e esgoto estava sob a responsabilidade do Governo do Estado desde a gestão do prefeito Raimundo Angelim. O fato é que a atual gestão fez a reversão do sistema para a prefeitura sem planejamento e condições financeiras de fazer os investimentos necessários para melhorar e ampliar a captação e distribuição de água. Bravatas não resolvem os problemas da população. As torneiras secas estão confirmando isso” afirmou a Deputada.