Seca do Rio Acre já é a 2ª maior da história em Rio Branco e previsão é que situação se agrave

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O Rio Acre registrou uma nova queda no nível de suas águas, baixando mais um centímetro nas últimas 24 horas. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, o manancial amanheceu nesta terça-feira (10) com 1,28 metro em Rio Branco, a apenas três centímetros de atingir a menor marca histórica, registrada em setembro de 2022.

Na mesma data do ano passado, o rio marcava 1,59 metro, evidenciando a gravidade da atual situação. O nível atual, de 1,28 metro, é o mais baixo registrado para o dia 10 de setembro nos últimos seis anos. Em 2022, o rio estava com quatro centímetros a mais nesse mesmo período.

A falta de chuvas agrava o quadro. Em agosto, a precipitação foi mínima, com apenas 1,06 milímetro registrado no dia 9, enquanto em julho, não houve qualquer registro de chuva. Em setembro, até agora, foi registrada uma única chuva, acumulando 10,05 milímetros.

As autoridades seguem monitorando a situação, que é crítica devido à escassez de chuvas na região, e orientam a população a economizar água e a ficar atenta às atualizações sobre o nível do rio. Caso o cenário persista, medidas emergenciais poderão ser necessárias para garantir o abastecimento e evitar maiores impactos ambientais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp