Polícia prende 4 pessoas em operação contra facção por atrapalhar eleições no AC

Uma grande operação foi deflagrada nesta quinta-feira (25) no município de Feijó, no interior do Acre, como parte de uma força-tarefa liderada pelo Ministério Público do Estado (MPAC), com o apoio da Polícia Militar e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO). Denominadas Operações Perseu e Sufrágio, as ações têm como objetivo o combate ao crime organizado e a garantia da segurança eleitoral na região.

Ao todo, 21 mandados judiciais foram emitidos pelo Juízo Estadual de Garantias, sendo 16 de prisão e cinco de busca e apreensão, todos direcionados a membros de uma facção criminosa com atuação nacional, que opera no município de Feijó. A Operação Perseu foi batizada em alusão ao herói mitológico grego que derrotou a medusa, representando a tentativa de desmantelar a liderança da organização criminosa local.

A Operação Sufrágio, por sua vez, foi desencadeada após surgirem indícios de que membros da facção estariam intimidando eleitores, interferindo no processo democrático e tentando coagir os moradores, visando comprometer o direito ao voto livre e consciente nas eleições.

A força-tarefa mobilizou mais de 50 agentes das polícias Federal, Militar e Civil, com suporte de promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), além de servidores do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do MPAC. Promotores do Centro de Apoio Operacional de Eleitoral e das Promotorias de Justiça Criminal de Feijó e da 7ª Zona Eleitoral também participaram das ações.

De acordo com o MPAC, além da repressão direta ao crime organizado, as operações têm como meta assegurar que o processo eleitoral em Feijó transcorra sem interferências, protegendo o direito ao voto dos cidadãos locais.