Na última semana foi deflagrada a “Operação Fire” nas intermediações dos municípios de Porto Acre/AC e Boca do Acre/AM. Realizou-se também a prisão em flagrante de um indivíduo no interior da RESEX Chico Mendes, em Rio Branco/AC.
Rio Branco/AC. A Polícia Federal, por meio da Delegacia de Meio Ambiente (DMA) da Superintendência Regional do Acre, intensificou na última semana as ações de combate ao desmatamento e incêndios criminosos na região amazônica.
Como parte desses esforços, foi deflagrada, na segunda-feira (16/09/2024), a Operação Fire, nas áreas de interesse dos municípios de Porto Acre/AC e Boca do Acre/AM, com a finalidade de conter os incêndios florestais, identificar os responsáveis pelos crimes ambientais e assegurar a devida responsabilização criminal dos envolvidos, em cumprimento às diretrizes da legislação ambiental.
Além disso, na última sexta-feira (20/09/2024), em uma ação distinta, a Polícia Federal, a partir de atuação conjunta do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), prendeu em flagrante um indivíduo que se encontrava utilizando fogo de forma ilegal no interior da Reserva Extrativista (RESEX) Chico Mendes, em Rio Branco/AC. A prisão reflete o sucesso da integração entre as instituições de proteção ambiental e segurança pública na preservação das áreas de conservação e na defesa do patrimônio ambiental brasileiro.
Ressalte-se que como parte do planejamento estratégico coordenado pela Polícia Federal do Acre, que conta com a participação do ICMBio, IBAMA e Força Nacional, foi estruturada uma base temporária no município de Boca do Acre/AM.
Esta base tem como objetivo intensificar as operações nos municípios do sul do Amazonas, permitindo a presença constante das equipes e a realização de ações mais rápidas e eficazes na identificação e repressão de crimes ambientais. A atuação integrada dessas instituições reforça a capacidade operacional e o comprometimento com a proteção da Amazônia, possibilitando uma resposta imediata e eficiente aos crimes que impactam a floresta e suas comunidades.
A Polícia Federal reafirma seu compromisso no combate ao desmatamento e às queimadas ilegais, e destaca que continuará empregando todos os recursos disponíveis para proteger a Amazônia, cumprir a legislação ambiental e garantir a preservação desse ecossistema vital para o mundo.