A Operação Terabyte foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (25). Foram cumpridos 141 mandados de busca e apreensão para identificar e prender predadores sexuais que armazenam e compartilham material de abuso sexual infantojuvenil no Brasil.
Não só a Polícia Federal, mas também as Polícias Civis dos estados envolvidos estavam presentes. A operação contou com mais de 750 policiais e ainda teve apoio da Agência de Investigação Interna (HSI), da Embaixada dos Estados Unidos.
“A operação visa maior integração entre as forças policiais federais e estaduais, que atuam nos limites dos seus estados, na persecução penal de criminosos que armazenam e compartilham material de abuso sexual infantojuvenil”, explica a Polícia Federal via assessoria. “Além disso, objetiva demonstrar o engajamento e o compromisso dos diversos agentes públicos envolvidos na defesa da dignidade sexual de crianças e adolescentes vítimas”.
Batizada de Terabyte, a operação teve o nome escolhido porque objetiva investigar primordialmente indivíduos que possuam ou trafeguem grande quantidade de material de abuso sexual infantil.
Foram cumpridos mandados em 23 unidades da federação. Até o momento, 59 pessoas foram presas, segundo o G1 — uma delas seria um sargento da FAB (Força Aérea Brasileira), que não se manifestou sobre o caso.
Outro preso, um homem de 59 anos em Taguatinga (DF), possuía mais de 20 mil arquivos com conteúdos de pornografia infantil no computador. Abaixo, você acompanha as unidades federativas com números indicando a quantidade de prisões ocorridas:
Acre (1), Alagoas (2), Amapá (1), Bahia (1), Ceará (3), Distrito Federal (5), Espírito Santo (2), Goiás (1), Maranhão (1), Minas Gerais (1), Mato Grosso do Sul (3), Mato Grosso (1), Pará (3), Pernambuco (3), Piauí (1), Paraná (2), Rio de Janeiro (4), Rio Grande do Norte (2), Rondônia (1), Roraima (1), Rio Grande do Sul (4), Santa Catarina (5), Sergipe (1), São Paulo (9).
A assessoria da Polícia Federal afirma que, entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, o Setor de Capturas da PF já cumpriu 1.291 mandados de prisão de abusadores sexuais que estavam pendentes de cumprimento.
TECMUNDO