OAB/AC pede federalização das investigações sobre golpes contra advogados no Acre

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC) solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública a federalização das investigações sobre os golpes contra advogados no Acre. No documento enviado, a OAB/AC ressalta o aumento dos golpes nos últimos dois anos, com denúncias ocorrendo em quase todos os estados do país, e a necessidade de uma intervenção federal para combater o crime de forma mais eficaz.

Os golpes envolvem o uso indevido de dados pessoais e profissionais dos advogados para fraudes financeiras. Criminosos utilizam fotos e informações dos advogados para enganar clientes, criando falsas promessas de pagamentos em processos judiciais e exigindo taxas inexistentes. Essa prática tem gerado prejuízos financeiros e um ambiente de insegurança jurídica e desconfiança na sociedade.

O presidente da OAB/AC, Rodrigo Aiache, destacou que, “apesar dos reiterados pedidos e dos dossiês entregues à Polícia Civil do Acre, as investigações locais não têm avançado significativamente, permitindo que os golpistas continuem atuando impunemente, causando grandes prejuízos à sociedade e à advocacia acreana.”