Nesta quinta-feira, 5 de setembro, dia em que se comemora o Dia da Amazônia, a capital acreana, que tem sido uma das mais atingidas do país em relação a crise ambiental, foi surpreendida por uma chuva que sobrecaiu sobre a cidade nesta manhã [de quinta] trazendo alívio em meio à seca extrema, altos índices de incêndio e baixa umidade do ar. A chuva, embora leve, ajudou a amenizar a a fumaça resultante das queimadas, melhorando temporariamente a qualidade do ar e oferecendo um respiro aos moradores.
Nos últimos meses, o Acre tem enfrentado uma situação crítica com o aumento das queimadas e a escassez de chuvas, agravando os problemas ambientais e de saúde pública. A secretária de Estado de Meio Ambiente, Julie Messias, destacou os esforços do governo para combater os ilícitos ambientais, intensificando a fiscalização, aplicando multas e promovendo campanhas de conscientização para alertar a população sobre os riscos das queimadas e da baixa umidade do ar.
Apesar da chuva desta quinta-feira, meteorologistas alertam que o estado deve continuar a enfrentar períodos secos nas próximas semanas, sem previsões de chuvas constantes que possam resolver plenamente a crise. As autoridades seguem monitorando as condições climáticas e pedem a colaboração da população para evitar ações que possam agravar os incêndios, enquanto trabalham em conjunto com o governo federal para implementar medidas que mitiguem os impactos ambientais e protejam a Amazônia.