Legal no Acre promove workshop sobre revisão de literatura em ciência política

O Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal (Legal) no Acre realiza o workshop “Como fazer revisão de literatura em ciência política: tipos, ferramentas, inteligência artificial e gerenciamento de referências”, entre os dias 5 e 6 de setembro. O curso será ministrado pelos professores do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), João Feres Júnior e Bruno Marques Schaefer, de forma online, reunindo mais de 70 participantes de vários estados do país.

A ciência é produzida por meio de um debate entre o autor do trabalho científico e o conjunto de conhecimentos produzido por pesquisadoras e pesquisadores que trabalharam sobre a mesma temática de interesse. Assim, para se criar boas perguntas de pesquisa e gerar hipóteses que avancem o conhecimento, é preciso dominar a literatura precedente.

Esse processo de revisão da literatura, tão fundamental para o trabalho científico, está longe de ser óbvio. O desenvolvimento recente de tecnologias digitais capazes de lidar com grandes quantidades de dados e produzir análises que emulam a inteligência humana auxiliam enormemente nessa tarefa, mas são, ao mesmo tempo, também desafiadoras.

A coordenadora do Projeto Legal no Acre, professora doutora Luci Teston, explica o objetivo do Workshop. “Nosso intuito é fornecer aos participantes conceitos básicos e ferramentas que contribuam para o domínio das maneiras de se fazer revisão de literatura acadêmica (estado da arte, revisão narrativa, sistemática, meta-análise, etc), inclusive no que toca o gerenciamento de referências bibliográficas e sua utilização em textos acadêmicos, neste sentido, conseguimos a parceira de professores renomados nesta área por meio de parceria com o IESP e UERJ e teremos a participação de mais de 70 pessoas de vários estados, será um momento importante para o nosso projeto”, disse.

Realização

O workshop é uma realização da Universidade Federal do Acre (Ufac); Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP); Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH); Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propeg); e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex).