O candidato a prefeito de Rio Branco pelo Partido Novo, Emerson Jarude, usou suas redes sociais na tarde desta segunda-feira, 30, para denunciar que foi impedido de participar do último debate televisivo para as Eleições de 2024, que ocorrerá na próxima quinta-feira, 3, na sede da TV Acre – Rede Amazônica, afiliada da TV Globo, no Acre. O debate, anunciado como um dos momentos decisivos para o eleitorado da capital acreana, contará com os candidatos Tião Bocalom (PL), Marcus Alexandre (MDB) e Jenilson Leite (PSB).
Em vídeo divulgado em suas redes, Jarude expressou sua frustração e classificou a decisão da emissora como uma atitude antidemocrática. “A Globo [TV Acre] confirmou que não vai permitir a minha participação no último debate antes das eleições. Eu, que não tenho tempo de TV, não tenho tempo de rádio, também não vou ter a oportunidade de conversar com você nesse último debate. No momento tão importante onde a gente está decidindo o futuro da nossa cidade”, afirmou.
O candidato também criticou a justificativa da emissora para a exclusão, destacando o tratamento desigual em comparação aos outros concorrentes. “A propaganda ainda diz: os principais candidatos estarão debatendo. Os principais são quatro candidaturas, apenas uma ficou de fora. E adivinhe qual foi?”, questionou Jarude.
Para o representante do Partido Novo, a ausência de espaços para diálogo com o público dificulta a disseminação de suas propostas. “Eu lamento uma postura tão antidemocrática vindo de uma emissora tão grande quanto a Globo [TV Acre]. Mas eles devem ter os motivos deles”, declarou.
Até o momento, a emissora não se pronunciou publicamente sobre os critérios utilizados para a escolha dos participantes. O debate televisivo é considerado uma das principais oportunidades para que eleitores possam conhecer melhor as propostas dos candidatos antes da votação que definirá o próximo prefeito de Rio Branco.