Incêndio de grandes proporções destrói 24 hectares em Mâncio Lima e ameaça 10 residências

 

Na última segunda-feira, um incêndio de grandes proporções atingiu o Ramal Batoque, em Mâncio Lima, no Acre, destruindo cerca de 24 hectares de vegetação e colocando em risco ao menos 10 residências. O fogo se alastrou rapidamente pela vegetação secundária e por uma área de buritizal, levando o Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul a ser acionado para conter as chamas.

Segundo o Capitão Josadac Cavalcante, comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, o combate ao incêndio durou até as 23h de segunda-feira. “Conseguimos controlar o fogo nesse primeiro momento, mas, devido ao aumento da temperatura ao amanhecer de terça-feira, o incêndio voltou a ganhar força”, relatou o oficial.

Na terça-feira, foi necessário reforçar o efetivo com o apoio de uma guarnição de Rodrigues Alves e três brigadistas da Prefeitura de Mâncio Lima. Além disso, máquinas pesadas foram empregadas para abrir aceiros e proteger as residências ameaçadas.

O incêndio foi controlado no final da tarde de terça-feira, por volta das 19h, embora ainda restem focos remanescentes. “Nossas equipes estão no local realizando o rescaldo, principalmente na área de buritizal”, afirmou o Capitão Josadac.

Nos últimos dias, o Corpo de Bombeiros também atuou em outras regiões afetadas por incêndios, incluindo a Terra Indígena Nawa, a Reserva do Parque Nacional da Serra do Divisor e áreas de pastagem. As ações da corporação ajudaram a preservar aproximadamente 80 hectares de vegetação, e o monitoramento de novos focos continua com as equipes em alerta máximo.