Fraca onda polar promete aliviar calor no Acre neste domingo, afirma Davi Friale

O clima quente que tem marcado os últimos dias no Acre deve dar lugar a temperaturas mais amenas a partir deste domingo, 15 de setembro. De acordo com o pesquisador climático Davi Friale, uma fraca onda polar, a 17ª a atingir o estado neste ano, trará alívio temporário ao calor. As informações foram divulgadas no site especializado em notícias climáticas, O Tempo Aqui.

Embora a frente fria não seja considerada uma típica friagem – fenômeno comum na região durante o inverno amazônico –, a expectativa é de que as temperaturas diminuam, especialmente à noite e nas madrugadas, com efeitos sentidos até a manhã de terça-feira, 17 de setembro. A queda será moderada, mas suficiente para proporcionar uma pausa no calor intenso dos últimos dias.

Mudanças no tempo e previsão de chuvas

Segundo Friale, os primeiros sinais da mudança climática começarão nas primeiras horas de domingo, quando os ventos da frente fria atingirão o leste e o sul do Acre. A previsão também indica a chegada de chuvas em boa parte dos municípios do estado, sendo que algumas áreas podem enfrentar tempestades mais fortes, com raios e ventanias. Essas condições climáticas mais intensas devem ocorrer, principalmente, nas regiões do Vale do Juruá e no centro do estado.

Além das chuvas e da mudança de temperatura, Friale alerta para a possibilidade de condições instáveis durante o período de transição. “as chuvas poderão ser fortes e acompanhadas de raios e ventanias, principalmente no centro do estado e no vale do Juruá.” declarou o pesquisador em sua página.

Essa leve onda polar também marca o início de uma nova fase de instabilidades climáticas na Amazônia Ocidental, com a possibilidade de novas variações até o final de setembro. Para aqueles que aguardam uma friagem mais acentuada, a previsão é de que esse tipo de evento volte a ocorrer antes do final do ano, trazendo temperaturas ainda mais amenas para o Acre.