Desfiles do Dia da Independência são suspensas em Cruzeiro e Mâncio Lima devido à fumaça e à crise hídrica

As atividades previstas para o Dia da Independência, programadas para 7 de setembro, foram suspensas nos municípios de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, no Vale do Juruá. Em Cruzeiro do Sul, o desfile cívico-militar foi cancelado devido à intensa fumaça e à crise hídrica, que aumentam o risco de problemas respiratórios, especialmente para crianças e membros das fanfarras, conforme explicou Ney Mazzaro, Secretário Municipal da Casa Civil: “O desfile, que exige esforço físico considerável, poderia agravar ainda mais a situação e por isso decidimos pelo cancelamento”.

Em Mâncio Lima, a Corrida da Independência também foi cancelada para proteger os participantes. A prefeitura comunicou a suspensão das atividades por meio de uma nota, mencionando o Decreto nº 11.545, que estabelece medidas emergenciais em resposta à seca extrema. Além da corrida, a entrega do Novo Prédio da Prefeitura também foi adiada.

“A Prefeitura de Mâncio Lima, com base no Decreto nº 11.545, publicado pelo Governo do Estado, que estabelece uma série de medidas emergenciais adotadas pelo Estado em resposta à seca extrema comunica que ficam suspensas as atividades do dia 7 de setembro como a Corrida da Independência e a entrega do Novo Prédio da Prefeitura de Mâncio Lima.” — diz a nota.