Corpo de Bombeiros já atendeu a quase 4 mil ocorrências de incêndio no Acre em 2024

O Acre enfrenta intensas queimadas durante o verão amazônico todos os anos. Em 2024, até agosto, o Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC) já atendeu 3.766 ocorrências de incêndio em todo o estado, superando as 2.805 registradas no mesmo período do ano passado, conforme o informativo de monitoramento de incêndios florestais.

Segundo o coronel Charles Santos, comandante-geral da corporação, a situação deve piorar nos próximos dias, com uma média de 200 incêndios por dia. Ele explica que, historicamente, o mês de setembro registra um aumento nas queimadas devido ao uso do fogo para limpeza de áreas rurais. A expectativa é que esse cenário se intensifique até o dia 10.

Para atender ao crescente número de ocorrências, o coordenador da operação Fogo Controlado no estado, capitão Carlos Freitas Filho, afirma que as ações são realizadas de forma integrada com o governo federal e envolvem todo o efetivo disponível. Estudos técnicos são conduzidos para definir áreas prioritárias, e militares de todos os setores, inclusive da área administrativa, foram mobilizados, operando com equipes reduzidas para concentrar esforços no combate aos incêndios. Os militares do serviço operacional estão com folgas mínimas para atender à alta demanda.