Rio Acre sobe 6 centímetros nas últimas horas e registra 1,42m em Rio Branco

O baixo nível do Rio Acre sempre provoca grandes preocupações na população acreana neste período do ano, especialmente em 2024, onde diversos municípios acreanos, inclusive, a capital, tem situação de emergência decretada em decorrência da seca severa. Com a crise hídrica, alguns municípios do interior do estado enfrentam situação de calamidade pública, como no caso do município de Jordão, localizado a 839 quilômetros da capital.

Neste domingo, 25, a cota do manancial é de 1,42m em Rio Branco, o que simboliza a elevação de cerca de seis centímetros nas últimas 48 horas. Apesar da ascensão, a situação ainda segue preocupante tanto para a população, quanto para as autoridades, já que o nível representa apenas 17 centímetros da menor cota já registrada na capital acreana, quando em outubro de 2022, o manancial chegou a 1,25m.

Com a prevista chegada de uma frente fria neste final de semana, a tendência é que o nível do rio baixe nos próximos dias, já que na região sempre acontece a estiagem após uma queda de temperatura.