Prefeitura promete endurecer punição para combater incêndios em Rio Branco

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e o secretário de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, concederam coletiva à imprensa na manhã de segunda-feira (27) afirmando que tomarão medidas punitivas contra quem realizar queimadas em Rio Branco.

Entre as medidas adotadas contra quem realizar queimadas estará responder processos administrativos com aplicação de multas a partir de R$ 1 mil até mesmo o registro de boletim de ocorrência na polícia.

“O Brasil inteiro está tendo problemas seríssimos com queimadas e o ar não é diferente. E a nossa determinação é que a gente vá para cima. Nós não vamos admitir, em momento de hipótese alguma, os incêndios criminosos. Então a gente vai, vai fazer Boletim de Ocorrência e vai  buscar a punição dos responsáveis”, disse Bocalom.

Bocalom frisou que reforçou as equipes de educação ambiental, mas que se as ações  se mostrarem ineficazes restará a punição.

“Então quero dizer que estamos fazendo  de tudo para reduzir isso, com educação ambiental. Temos evitado fazer multa, nós queremos educar, mas chega um ponto que não tem jeito, não é só educação. A gente tem  que começar a multar e aí a Semeia está tomando as providências dia dela. Teremos que tomar providências mais duras contra aqueles que não cuidam dos seus terrenos”, diz.

Bairros que mais queimam

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, os bairros onde mais foram registrados focos de queimadas são o Universitário, que registrou 25 focos, Amapá com 24 focos, Calafate com 16, Floresta Sul com 15, Distrito Industrial com 14 e Irineu Serra e Cidade do Povo com 13 e 12 focos respectivamente. 

O secretário afirma que há locais onde embora se registre menos foco, mas a proporção é maior.

“A Cidade do Povo por exemplo tem uma área extensa ali foi queimado alguma coisa em torno de 800 hectares, no total, em volta. Toda aquela redondeza. Por isso que deu aquela mancha de fumaça na rodovia”, diz.

O secretário ressalta que o efeito punitivo já está sendo aplicado pela Semeia.

“Olha, nós tivemos em torno de 97 pessoas com auto de advertência, nós tivemos multas já catalogadas. Os valores iniciais com mil reais e o valor final vai depender de cada caso”, diz.

De acordo com dados do satélite Aqua, Rio Branco está em quinta posição nos municípios acre anos que mais queimam.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp