A partir de 2025, mulheres em todo o Brasil, incluindo as do Acre, poderão se alistar voluntariamente nas Forças Armadas, conforme anunciado pelo Decreto publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (28). A nova regulamentação abre uma nova era para a participação feminina nas forças militares do país, permitindo que jovens de 18 anos se ofereçam para o serviço militar.
Historicamente, a participação de mulheres nas Forças Armadas estava limitada a cursos específicos para suboficiais e oficiais. Com a mudança, o alistamento voluntário estará disponível a partir de janeiro do próximo ano. As jovens acreanas que completarem 18 anos poderão se alistar entre janeiro e junho do ano de sua maioridade.
O processo de alistamento incluirá uma seleção rigorosa, que envolverá inspeção de saúde e um curso de instrução para funções básicas. A desistência será permitida até o ato de incorporação; após essa fase, o serviço militar será obrigatório e as mulheres estarão sujeitas às obrigações e penalidades legais, como multas e retenção do certificado de serviço militar.
As mulheres selecionadas serão incorporadas conforme as necessidades das Forças Armadas e terão um período inicial de serviço de 12 meses, com a possibilidade de extensão. Ao término do serviço, elas serão transferidas para a reserva não remunerada.