O governo do Acre criou a campanha “Respire Vida: combata as queimadas e o desmatamento”, com o objetivo de sensibilizar a população sobre os graves danos ambientais e à saúde pública causados pelo fogo descontrolado e pelo desmatamento, os órgãos de proteção ambiental tem intensificado as ações de combate, especialmente neste período crítico de seca severa.
Desenvolvida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e Secretaria de Comunicação (Secom), a campanha representa um esforço integrado de diversas instituições estaduais para combater atividades ilícitas que afetam o meio ambiente. A ação inclui a divulgação de informações sobre as obrigações legais relacionadas a crimes ambientais e multas, além de alertar sobre as consequências das queimadas para a saúde da população.
Há ainda o foco no Comitê de Crise, sob a coordenação da Casa Civil e Defesa Civil Estadual, criado para deliberar as tomadas de decisões baseadas nos dados qualificados e quantificados pelo Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), ligado à Sema.
Em junho, o Acre já havia decretado Situação de Emergência Ambiental em todos os 22 municípios. Além disso, em julho, o Estado determinou a suspensão de autorizações de queima, válida até dezembro, enquanto durar o período emergencial.
Os esforços da campanha se manifestam por meio de peças gráficas, materiais digitais para as redes sociais e anúncios em mídias tradicionais como jornais, rádio, televisão e outdoors. As orientações fornecidas visam não apenas prevenir danos ambientais, mas proteger a saúde pública, uma vez que a fumaça das queimadas está associada ao aumento de doenças respiratórias e ao sobrecarregamento das unidades de saúde.
O governo alerta ainda que, fazer uso de fogo em áreas agropastoris sem autorização do órgão competente ou em desacordo com a obtida, é passivo de multa de R$ 1 milhão por hectare ou fração, como prevê o Decreto nº 6514 – Art. 58.
Em caso de denúncias, entrar em contato com os seguintes números: Ibama – 0800-618080 (24 horas); Imac – (68) 99256-8047 – WhatsApp (24 horas) / imac.ac.gov.br/denuncia; Bombeiros – 193; Polícia Militar – 190.
Com informações da Agência de Notícias do Acre.