Friale prevê chegada de onda polar ao Acre neste final de semana

O Acre está vivenciando uma semana de recordes de calor, com a capital registrando 37,1ºC nesta segunda-feira (19/8/2024), a maior temperatura do ano até o momento. A umidade relativa do ar, a 28%, coloca a saúde da população em estado de atenção. No último dia 13, a situação foi ainda mais crítica, com a umidade caindo para 20%, resultando em estado de alerta.

A previsão é de que o calor e a baixa umidade persistam até sexta-feira, dia 23. Contudo, segundo o pesquisador metereologico Davi Friale em seu site “O tempo aqui”, uma mudança significativa está a caminho: uma nova onda polar, a décima terceira de 2024, se aproxima do Acre e promete transformar o cenário climático.

A partir do próximo sábado, a onda polar começará a influenciar a região, intensificando-se no domingo e na segunda-feira. Espera-se uma queda abrupta nas temperaturas, acompanhada por ventos fortes e uma potencialidade de chuvas intensas. O domingo poderá trazer um frio intenso e rajadas de vento significativas, marcando um contraste dramático com o calor que antecede a chegada da onda polar.

Além disso, a intensa fumaça que tem afetado o Acre começará a diminuir, graças à mudança na direção dos ventos, que agora sopram do norte, empurrando a fumaça de volta para a Bolívia, onde teve origem devido às queimadas.