Durante audiência na Aleac, Gonzaga pede que Justiça avalie reabertura da estrada até Porto Walter

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Durante a Audiência Pública sobre o acesso terrestre entre os municípios de Cruzeiro do Sul e Porto Walter, realizada na manhã desta sexta-feira, 30, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o presidente do Parlamento Acreano, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), ao conduzir o debate, explicou a necessidade urgente de encaminhamentos práticos para solucionar o impasse com a Justiça Federal que impede a realização da obra.

“Esse é um trabalho da Mesa Diretora com a participação do deputado Nicolau Júnior e de todos os deputados. Se existe um problema, nós temos que trazer para a Casa do Povo. Convidamos todos os Poderes e tivemos uma audiência pública muito produtiva e a população pode esperar que as soluções para este problema do isolamento nós vamos trabalhar para resolver porque eles tem que ter acesso terrestre e os rios não dão mais condições e a solução é a estrada”, disse.

Uma reunião entre os órgãos envolvidos com o Ministério Público Federal (MPF) já deve ser agendada para a próxima semana, segundo informou Gonzaga, com o objetivo de avançar no diálogo sobre o desembargo da obra de construção da estrada cujo trecho de 84 quilômetros passa pela área de Terras Indígenas Jaminawá, do Igarapé Preto, no município de Cruzeiro do Sul.

“Os senadores estão dispostos a ajudar, os deputados federais e o governo. Estamos todos juntos para amenizar o sofrimento da população isolada e o que MPF quer é o cumprimento da legislação e isso será feito. Estamos trabalhando para isso, disponibilizando os recursos e acredito que todos juntso vamos conseguir ter uma excelente vitória”, concluiu.

A Audiência Pública foi fruto do requerimento nº 99/2024, de autoria da Mesa Diretora e conto com as presenças do procurador da República no Acre, Lucas Costa Almeida Dias, os três senadores da República, Alan Rick (UB) – que é o atual coordenador da bancada -, Márcio Bittar (UB) e Sérgio Petecão (PSD), além dos deputados federais Coronel Ulysses (UB) e Zezinho Barbary (Progressistas); os órgãos responsáveis pela abertura das estradas tanto o Departamento de Estradas e Rodagem (Deracre), quanto o Departamento Nacional de Infraestrurura de Infraestrutura de Transportes (Dnit), além dos órgãos ambientais federais, ICBio e Ibama; do Estado, estavam presentes os gestores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Imac) e a vice-governadora Mailza Assis.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp