O deputado estadual Pablo Bregense apresentou, na sessão de quarta-feira (14), Projeto de Lei Ordinária, para que as instituições de ensino disponham de protocolo individualizado de Avaliação para alunos com transtornos globais de desenvolvimento, incluindo o Transtorno de Espectro Autista (TEA).
Pablo Bregense exibiu um comovente video de um aluno de medicina, Luiz André, que por ser autista enfrentou dificuldades e teve que trancar o curso por falta de adaptações da academia. “ E dolorido ver um jovem cheio de sonhos como o André Luiz ter que desistir de sua faculdade por falta de adaptação no ensino. Não podemos deixar isso acontecer”, diz o parlamentar.
O parlamentar destacou a necessidade de sensibilizar as instituições para a necessidade de dar condições a alunos com qualquer espécie de distúrbio. Ele afirmou que é necessário que as instituições ofereçam suporte adequado.
“Imagine a pressão que o André Luiz e outros jovens autistas enfrentam. A falta de provas adequadas e ausência de suporte são as causas da desistência de muitos alunos com imenso pontencial”, diz.
Pablo pediu apoio dos demais parlamentares na defesa do projeto. “Precisamos olhar com carinho essa situação. Com essa lei muitos jovens poderão estudar em condições justas. Peço apoio de todos os parlamentares.