Cineclube da UFAC reflete sobre 60 anos do golpe militar no Brasil com exibição de filmes e debates

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Campus da Ufac em Rio Branco/Foto: Altino Machado

A Universidade Federal do Acre (UFAC), por meio do curso de Ciências Sociais, está promovendo um ciclo especial de exibições e debates em seu cineclube, em homenagem aos “60 anos do golpe empresarial-militar no Brasil”. A iniciativa busca aprofundar a reflexão sobre o golpe de 1964 e suas consequências, resgatando memórias e incentivando o debate crítico sobre temas históricos e atuais.

O projeto, que está em sua terceira edição, é coordenado pelas professoras Letícia Mamed e Eurenice Lima e é uma extensão do curso de Ciências Sociais da UFAC, organizada pelos próprios estudantes. “Trata-se de uma forma de ‘descomemorar o golpe’, buscando refletir sobre memória e luta política, sobre apagamento da memória e da resistência política do Brasil. ‘Por que, por exemplo, dizemos que o povo brasileiro é dócil e não luta pelos seus direitos, mesmo possuindo um histórico de lutas?’, destaca a professora Letícia Mamed, uma das coordenadoras do projeto.

As sessões do cineclube são quinzenais, realizadas às quintas-feiras, às 17h, no auditório da Associação de Docentes da UFAC (ADufac), e são abertas ao público. Cada sessão é seguida por debates que exploram os conceitos de ditadura, democracia, crime político e resistência, contextualizando essas discussões no Brasil contemporâneo.

A programação desta edição especial, que se estende de agosto a novembro, inclui uma seleção de filmes que abordam diferentes aspectos da ditadura militar no Brasil, como a repressão, a resistência e o impacto do regime sobre a sociedade brasileira. Entre os filmes exibidos estão *O Dia que Durou 21 Anos*, que detalha o papel dos Estados Unidos na articulação do golpe, e *Torre das Donzelas*, que resgata as memórias das mulheres presas políticas durante o regime.

Confira a programação completa:

– 19 de agosto de 2024: O Dia que Durou 21 Anos
– 12 de setembro de 2024: O Que é Isso, Companheiro?
– 26 de setembro de 2024: Batismo de Sangue
– 10 de outubro de 2024: Pra Frente, Brasil
– 24 de outubro de 2024: Cidadão Boilesen
– 07 de novembro de 2024:Torre das Donzelas
– 14 de novembro de 2024: Arara

Os debates, mediados por professores e convidados, oferecem uma plataforma para que os participantes reflitam sobre a importância de recordar o passado para construir um futuro mais consciente. “O cineclube é uma iniciativa que reforça o compromisso da UFAC com a educação e a promoção do pensamento crítico”, acrescenta Eurenice Lima.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp