A falta de merenda escolar tem sido um ponto crítico para diversas escolas em Rodrigues Alves, Acre, levantando sérias preocupações entre educadores e comunidades locais. Segundo relatos da vereadora Terezinha Fernandes, do PC do B, escolas como José Cassimiro na comunidade Luzeiro, São Francisco, São Pedro Paraná dos Mouras, e Francisco Enéias na Fortaleza têm enfrentado dificuldades significativas.
“Como não tem merenda, os alunos são liberados mais cedo para ir pra casa. Muitas vezes essa é a principal refeição dos estudantes. Na Escola Francisco Enéias, na comunidade Fortaleza, teve até greve por conta da merenda”, afirmou Fernandes.
Por outro lado, o secretário de educação de Rodrigues Alves, Narciso Melo Monteiro, defende que medidas estão sendo tomadas para garantir o abastecimento regular de merenda. “Uma das prioridades da gestão tem sido o fornecimento de uma alimentação para todas as crianças da rede municipal, em alguns casos específicos, as escolas fornecem duas refeições por dia. Numa escola específica, faltou alguns itens de alimentação, daí os alunos foram liberados nas cedo, mas logo em seguida a merenda chegou já escola com todos os itens”, afirmou Monteiro.