3 julho 2024

Senador Márcio Bittar ironiza greve de servidores ambientais: “O agronegócio agradece”

Por Eleonor Rodrigues, estagiária Folha do Acre

Date:

O senador Márcio Bittar (União) ironizou nas redes sociais a greve dos servidores ambientais federais em todo o país. Compartilhando notícias de jornais sobre a greve, o parlamentar publicou: “O agronegócio agradece e pede que não dure muito. Só uns 10 anos tá bom”. No início do ano ele já havia provocado os órgãos: “Ibama e ICMBio em greve… a Amazônia agradece”.

A nota responde esse comentário com uma afirmação: “É verdade. Porque boa parte dos seus amigos latifundiários do agronegócio exerce crimes e irregularidades ambientais, como desmatamento, queimadas, incêndios, uso exagerado e irregular de agrotóxicos, coação e expulsão de populações tradicionais e pequenos produtores, etc”.

Em resposta, a Associação dos Servidores do Ibama e ICMBio no Acre (Asibama/AC), que realizou o movimento grevista no estado na última segunda-feira,24, publicou uma nota de repúdio contra as afirmações do senador e afirmando que “de fato, para os criminosos, quanto menos Ibama e ICMBio, melhor, mesmo que isto custe morte e sofrimento devido às mudanças climáticas, ao câncer causado pelos agrotóxicos, ao empobrecimento das famílias expulsas, à morte e adoecimento de crianças e idosos pela fumaça e pelo calor. O importante é o dinheiro no bolso”.

“O senhor, Márcio, relatou péssimos projetos, por exemplo as PECs que transferem vultosos recursos públicos aos banqueiros e milionários (PECs n. 186, 187 e 188). O senhor atendeu, com elas, os interesses de outros barões como o senhor, que obtém lucro seja lá como for. Assim como sua empreitada em acabar com as Reservas Legais florestais e de vegetação nativa no País, para obter mais lucro.Mas o que o senhor fará com todo esse dinheiro, depois que não houver mais uma árvore em pé na Amazônia, não houver água nas torneiras, nem água para o gado e a soja?”

“A luta pela melhoria da Carreira das servidoras e servidores do Ibama e ICMBio tem sido justa e necessária, são 10 anos de sucateamento da Carreira e dos institutos, que trabalham para que gente destrutiva e inconsequente não destrua o direito da população de viver com o mínimo de dignidade, ar puro, comida sem veneno, água potável e uso racional dos recursos naturais”.

Leia abaixo a nota de repúdio do Asibama/AC:

https://racismoambiental.net.br/2024/06/28/nota-de-repudio-da-asibama/

Últimas