O nível do Rio Acre continua baixando em Rio Branco e tem causado preocupação nas autoridades nos últimos dias. De acordo com a Defesa Civil, o nível do manancial registra nesta segunda-feira, 22, a marca de 1,58 metros. Com esse registro, o rio se aproxima da menor cota histórica já registrada, que é de 1,25, em outubro de 2022.
Ainda no início do verão amazônico, que é marcado pela falta de chuva, agricultores e boa parte da população já sofrem com a escassez de água. Levando em consideração à marca registrada no mesmo período em 2022, a expectativa é de que a seca severa deste ano supere à menor cota histórica, registrada naquele ano.
A grande baixa do Rio Acre também tem causado grande preocupação aos produtores ribeirinhos, que tem enfrentado grandes dificuldades em navegar pelo manancial, principalmente em relação as embarcações mais pesadas, que são carregadas de produtos da agricultura familiar, comercializados na capital.
Na capital, a situação de emergência já foi decretada, e a prefeitura tem auxiliado no fornecimento de caminhões pipas para comunidades rurais mais atingidas pela falta dos recursos hídricos.