MPF investiga falta de acessibilidade para pessoas surdas em cinema do Acre

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O Ministério Público Federal (MPF) decidiu apurar a falta de acessibilidade para pessoas surdas à cultura em cinema acreano. A investigação se dar pela pouca ou nenhuma disponibilidade de filmes legendados ofertados pelo Cine Araújo – maior cinema de Rio Branco, capital acreana.

No final do mês de junho, deficientes auditivos já haviam criticado a falta de acessibilidade nas sessões do cinema localizado no Via Verde Shopping. A reclamação falava principalmente sobre a falta de sessões legendadas do filme ‘Divertida Mente 2’, produção de maior bilheteria do ano.

Segundo o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Lucas Costa Almeida Dias, o procedimento foi instaurado após o MPF ter conhecimento do fato por meio de notícias publicadas na imprensa local. O procurador ressalta que as pessoas com deficiências têm o acesso aos bens culturais garantidos pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência em seu art. 44.

O Via Verde Shopping informou que “a ação é contra o cinema. O cinema fica dentro do shopping, mas não é de responsabilidade do shopping”. O Cine Araújo ainda não se posicionou sobre o caso.

Com informações do G1/AC

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp