Igarapé São João chega a nível crítico e moradores do Jordão sofrem com seca severa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Moradores do município de Jordão – cerca de quase 900 km de distância da capital Rio Branco – sofrem com a crise hídrica oriunda do longo período de estiagem que enfrenta todo estado do Acre, neste ano de 2024. Cerca de 9 mil moradores do município enfrenta o drama do desabastecimento de água devido ao baixo nível do Igarapé São João, que registra um nível crítico nesse período do ano.

Equipes do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Sanacre) atuam para tentar minimizar os efeitos da seca. Uma ação está sendo feita na tentativa de aumentar a represa de água e assim facilitar a capitação pelas bombas.

De acordo com informações do site Extra do Acre, a situação é preocupante pelo motivo do pequeno manancial ser o único local de retirada de água para o abastecimento do município.

Na capital, foi decretado situação de emergência hídrica, nesta segunda-feira, 1º. A medida deve ser adotado por outros municípios do estado, como é o caso do Jordão. Em junho, o governador Gladson Cameli reconheceu o estado de emergência ambiental em todo o Acre, por conta da estiagem severa.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp