O governo do Estado do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), lançou cinco editais voltados ao fomento de atividades artísticas-culturais em todo território acreano. A publicação foi feita na edição desta segunda-feira, 22, do Diário Oficial do Estado (DOE).
Com um aporte de R$ 2,4 milhões disponibilizados do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), os editais representam uma abordagem abrangente e multifacetada para o desenvolvimento e a preservação da cultura no estado. Eles reconhecem a importância de diferentes formas de expressão cultural, desde a valorização das tradições indígenas até mestres da cultura, além do apoio ao surgimento de novos talentos e instituições culturais.
Cada edital serve a um propósito específico, contribuindo para um ecossistema cultural rico e diversificado, que valoriza tanto a herança cultural quanto a inovação artística. Para o exercício de 2024, serão cinco editais, assim distribuídos: Edital de Arte e Patrimônio; Edital de Fortalecimento dos Povos Originários; Edital Prêmio Mestres da Cultura; Edital Entidades Representativas; e Edital de Iniciantes.
“Essas especificações são resultado de um processo de discussão coletiva direcionada pela FEM, em parceria com o Conselho Estadual de Cultura (Concultura) e o movimento cultural, que culminou com a apresentação e aprovação da proposta do Plano Anual de Investimento do Funcultura no dia 9 de maio de 2024”, explica o presidente da FEM, Minoru Kinpara.
De acordo com o governo, todos os instrumentos de fomento apresentados possuem um caráter de descentralização territorial, com foco na municipalização das vagas, bem como a promoção da igualdade étnica e racial aliadas a instrumentos de mecanismos de fomento a participação de grupos socialmente vulneráveis.
As inscrições vão de 23 de julho a 21 de agosto, por meio de formulário online disponibilizado no Portal da FEM, pelo link:www.femcultura.ac.gov.br