Nesta segunda-feira, 8 de julho de 2024, a entrada de uma massa de ar polar altera significativamente o clima em várias regiões, trazendo ventos fortes e precipitações intermitentes. Estados como Acre, Rondônia, sul e sudoeste do Amazonas, Mato Grosso, além de áreas na Bolívia e no Peru, sentirão os efeitos desta mudança.
No Acre, a chegada da frente fria trará instabilidade climática, resultando em chuvas contínuas e uma queda gradual na temperatura.
Leste e Sul, incluindo Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira estarão sob a influência de condições climáticas instáveis, com chuvas esperadas a qualquer momento, potencialmente acompanhadas por trovoadas. A temperatura diminuirá progressivamente, enquanto ventos moderados do sudeste, com variações do sul e leste, prevalecem. Enquanto o Centro e Oeste do estado, como Cruzeiro do Sul e Tarauacá estarão sobre condições de instabilidade continuam com chuvas constantes e a possibilidade de tempestades. Os ventos, oriundos do sudeste, permanecem entre fracos e calmos.
Temperaturas previstas no Acre
– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: As temperaturas mínimas variam entre 16ºC e 18ºC, enquanto as máximas ficam entre 27ºC e 29ºC.
– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus: Mínimas entre 15ºC e 17ºC; máximas entre 26ºC e 28ºC.
– Plácido de Castro e Acrelândia: Mínimas entre 16ºC e 18ºC; máximas entre 25ºC e 27ºC.
– Sena Madureira e Manuel Urbano: Mínimas entre 18ºC e 20ºC; máximas entre 28ºC e 30ºC.
– Tarauacá e Feijó: Mínimas entre 19ºC e 21ºC; máximas entre 30ºC e 32ºC.
– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: Mínimas entre 21ºC e 23ºC; máximas entre 30ºC e 32ºC.
– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: Mínimas entre 20ºC e 22ºC; máximas entre 30ºC e 32ºC.