A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (11/7), a Operação Praesidium, com o objetivo de coibir a produção, o armazenamento e a divulgação de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil, dando cumprimento a dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Rio Branco. A investigação teve início em março de 2024, a partir de notícia de crime encaminhada à Polícia Federal.
Nesta fase, foram realizadas buscas nas cidades de Rio Branco e Canelinha/SC, com a finalidade de identificar não apenas elementos que ratifiquem a participação do investigado nos eventos criminosos, mas também possíveis outros partícipes, caso em que o inquérito policial terá seguimento.
Os envolvidos podem ser processados pelos crimes de produção e disseminação de material contendo imagens de abuso sexual infantil.
Na quarta-feira (10), a Polícia Federal desencadeou a Operação Aquila III, para dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão contra um homem, que foi preso em flagrante, pelos crimes de compartilhamento e armazenamento de material contendo imagens de abuso sexual infantojuvenil, em Epitaciolândia/AC. O mandado foi cumprido em endereço relacionado ao suspeito que tem nacionalidade boliviana.
Durante a ação, foram apreendidas mídias, computador e celular contendo arquivos com cenas de abuso sexual infantojuvenil, motivo pelo qual o investigado foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Federal em Epitaciolândia/AC local para os procedimentos legais atinentes ao caso.
Diante dos fatos, o indivíduo poderá responder por disseminação de material contendo imagens de abuso sexual infantojuvenil. As investigações seguem em andamento para identificar possíveis envolvidos na prática criminosa.