Criança autista de 3 anos engole prego em Cruzeiro do Sul

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Na manhã desta segunda-feira,1, uma criança de 3 anos foi levada ao Pronto-Socorro do Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, após engolir um prego. A avó desconfiou e avisou aos pais, que levaram o filho ao hospital. A criança tem transtorno do espectro autista (TEA) e tinha engolido o objeto.

Através de um exame de raio-X, os médicos confirmaram que havia um prego no estômago da criança e a submeteram a jejum para que fosse feita uma endoscopia. O exame foi realizado no final da tarde, com a criança sedada. A criança foi liberada logo após passar o efeito da sedação.

O médico cirurgião Marlon Holanda, que foi acionado para fazer a retirada do objeto, informou que o prego estava torto e tinha cerca de cinco centímetros. “A avó viu ele salivando muito, estava engasgado e falou com a mãe dele. Levaram no hospital, fizeram o raio-X e viram o prego. Ele tinha acabado de tomar café, então, esperamos o jejum para retirar. Fiz a endoscopia à tarde”, explica o médico.

De acordo com o especialista, após o passar das horas, o prego acabou indo parar no intestino do menino. Holanda destacou que o procedimento foi feito com bastante cautela para não causar uma perfuração no órgão.

“Puxei para o estômago, depois para o esôfago e consegui retirar pela boca. Deu um pouquinho de trabalho porque estava no intestino. O maior risco era perfurar e ter que abrir a barriga para retirar o prego e colocar pontos no intestino. Existia o risco de perfurar tanto o estômago como o intestino, mas não chegou a perfurar”, afirma o médico.

O médico acrescentou que a criança não chegou a reclamar de dor.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp