3 julho 2024

Adailton Cruz realiza audiência pública sobre a Política Nacional de Cuidados Paliativos

Assessoria

Date:

Na manhã desta segunda-feira (01), o deputado Adailton Cruz promoveu uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para debater a implantação da Política Nacional de Cuidados Paliativos. A iniciativa, resultante de um requerimento apresentado pelo parlamentar, reuniu autoridades e profissionais de saúde para discutir os desafios e as necessidades da implementação dessa política no Estado.

Em seu discurso, o deputado Adailton Cruz destacou a importância do tema para o estado do Acre. “Minha gratidão por promover um tema que é muito sensível e importante no nosso estado, que é a questão do trabalho paliativo. Hoje, temos apenas uma equipe realizando este trabalho, proporcionando atendimento e mais dignidade para as pessoas com doenças incuráveis, como o câncer”, afirmou.

Cruz enfatizou a necessidade de expandir os cuidados paliativos tanto na capital quanto no interior do estado. “Foi um passo vital levar à Assembleia Legislativa esse trabalho que precisa ser melhorado a nível de interior e capital, levando mais dignidade para esses pacientes que têm doenças terminais. Sabemos que a situação é séria e complexa, mas o estado e os municípios precisam dar o seu máximo”, pontuou o deputado.

A audiência pública resultou em encaminhamentos importantes, entre eles a necessidade de enviar relatórios para os municípios e para a bancada federal, solicitando mais investimentos. O objetivo é garantir a formação de mais equipes especializadas para atender as pessoas que necessitam desses cuidados.

“Vamos encaminhar também o relatório para a bancada federal, pedindo mais investimentos, garantindo ter mais equipes para atender essas pessoas que tanto precisam”, concluiu Adailton Cruz.

A iniciativa do deputado Adailton Cruz é um passo significativo na luta pela melhoria dos cuidados paliativos no Acre, visando proporcionar mais dignidade e qualidade de vida para pacientes com doenças terminais.

Últimas