Acre tem UTIs adultas lotadas em meio a crescimento de síndromes gripais

A ocupação dos leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) adultas da rede pública do Acre está perto de um colapso. Isso porque dos 75 leitos disponíveis, 74 estão ocupados até a manhã desta terça-feira (9), segundo a plataforma de Monitoramento de Leitos da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). Com isso, a taxa de ocupação é de 98%.

Conforme a plataforma, das quatro unidades com leitos de UTI adultos da rede pública, três estão com lotação máxima. Apenas o Pronto Socorro (PS) da capital acreana tinha uma unidade disponível até a última atualização do painel. No Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, os 10 leitos estão ocupados. Confira abaixo a ocupação de cada unidade:

PS – 26 leitos ocupados de 27 disponíveis
Fundhacre – 18 leitos ocupados de 18 disponíveis
Santa Juliana – 20 leitos ocupados de 20 disponíveis
Juruá – 10 leitos ocupados de 10 disponíveis

As UTIs infantis também preocupam, com 82% de ocupação. Dos 35 leitos de UTIs para crianças, 29 estavam ocupados até a última atualização do painel da Sesacre, sendo 13 ocupados de 15 disponíveis no PS, e 16 ocupados de 20 disponíveis no Hospital da Criança.

Dos 50 leitos clínicos, 48 estão ocupados. A equipe de produção da Rede Amazônica Acre entrou em contato com a Sesacre para saber se há fila de espera, e aguarda retorno.

Informações G1