5 julho 2024

Acre possui a quinta internet mais rápida do país, segundo pesquisa

Redação Folha do Acre

Date:

De acordo com dados do site Minha Conexão, o Acre registrou a quinta internet mais veloz do país em 2023, com cerca de 121,85 megabits por segundo, atrás apenas do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Piauí. Em 2022, o estado ocupava a quarta colocação das mais lentas.

A pesquisa mostra ainda que Rio Branco aparece na lista de capitais com a internet mais rápida, em terceiro lugar, com quase 225 megabits por segundo. A capital acreana só perde para Porto Velho, em Rondônia, e Goiânia, no Goiás.

Em um período de um ano, o Acre saiu dos últimos lugares para as cinco internets com maior velocidade do Brasil. O servidor público Herbert Luiz, em entrevista, afirmou que não houve nenhuma mudança na visão dele. “Nenhuma. Não sei qual é o método que eles usaram para fazer essa aprovação, mas eu mesmo, como consumidor, não faço nenhum tipo de aprovação nessa melhora”, afirma Luiz.

Em contrapartida, a professora Cristina Araújo destaca perceber a mudança, pois atualmente a conexão está sempre no 4G e não mais em 3G, como era há uns anos. “Melhorou bastante, porque a conexão que sempre fica é 4G e não 3G”, ressalta Araújo.

“Podemos comemorar a capital Rio Branco, que congrega metade da população. Pelo indicador, nós estamos servidores como a terceira melhor capital do país. Se nós olharmos, hoje a internet está disponível em quase todos os bairros da cidade”, diz o secretário de Indústria, Ciências e Tecnologias do Acre, Assurbanípal Mesquita.

Ainda segundo o secretário, a melhora na qualidade da internet no Estado tem como principal responsável a iniciativa privada, pois tem desenvolvido muitos trabalhos de ampliação para o seguimento, principalmente para zonas rurais.

“Olhando a trajetória de uns quatro ou cinco para para cá, nós estamos vendo que o estimulo à iniciativa privada. A iniciativa privado tem desenvolvido um trabalho importante nesse seguimento da internet. Hoje, nós temos uma série de provedores que estão levando fibra ótica em vários lugares, até na zona rural”, afirma o secretário.

Fonte: agazeta.net

Últimas