2° Conferência Regional dos Direitos da Pessoas LGBTQIA+ acontece em Rio Branco na sexta e sábado

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O Governo o Estado do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), em parceria com o Conselho LGBTQIAP+ do Acre, realizam dos próximos dias 26 e 27 em Rio Branco no auditório da Estácio Unimeta a 2° Conferência Regional dos Direitos da Pessoas LGBTQIA+ do Baixo Acre.

A iniciativa que busca debater avanços e a necessidade de criação de políticas públicas para a população LGBT+ no Acre é fruto da Portaria Conjunta SEASDH e CECDLGBT – N° 01 de 09 de fevereiro de 2024 e Resolução N° 05 de 11 de julho de 2024.

O presidente do Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBTQIA+, Daniel Lopes, declarou que a Conferência Regional LGBTQIA+ significa um momento importante para as políticas públicas para a população acreana LGBTQIA+.

“Há quase dez anos não tínhamos Conferência e nesta oportunidade poderemos discutir sobre empregabilidade, Enfrentamento as diversas violências e principalmente sobre a discussão e criação de uma política nacional dos direitos da Pessoa LGBTQIA+. Participem, contribuam e que possamos de fato construir um município e Estado para todas as pessoas,” explicou o presidente do conselho.

Germano Marino, chefe da Divisão de Promoção da Diversidade Sexual, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), falou sobre a construção da Conferência.

“A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), juntamente com o Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT+ do Acre (CECDLGBT/AC), vem percorrendo o interior do Estado do Acre, realizando as Conferências Regionais LGBTQIA+, no intuito de garantir a participação dos municípios para o apontamento das políticas públicas necessárias ao enfrentamento a LGBTfobia e a promoção dos direitos humanos das pessoas LGBTQIA+ do Acre. Esse ano, o Conselho Estadual LGBT+ apresentou a proposta de realizar as conferências regionais, devido uma vacância de quase uma década que não se realizava nenhuma ação dessa natureza nos municípios acreanos, principalmente com a população LGBT+. Agora chegou a vez do Baixo Acre, correspondendo os municípios de Acrelândia, Bujari, Capixaba, Manoel Urbano, Senador Guiomard, Plácido de Castro, Porto Acre, Sena Madureira, sediado em Rio Branco que terão a responsabilidade de apontar as propostas para a Conferência Estadual LGBTQIA+ que acontecerá no mês de novembro,” detalhou.

A diretora de Direitos Humanos, Joelma Pontes, detalhou a importância da Conferência e o trabalho que está sendo desenvolvido para a realização do evento.

“Estamos trabalhando em conjunto e centralizando esforços para conseguirmos produzir e principalmente promover bons resultados com a realização desta conferência. O Acre vivencia um momento de acolhimento e de luta contante por melhores condições de vida, empregabilidade e oportunidades para o público LGBTQIAP+. A diretoria da (SEASDH) e toda a sua equipe não vai medir esforços para juntos promovermos uma conferência com grandes resultados,” finalizou a diretora da pasta.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp