A Prefeitura do Campus (Prefcam), por meio da sua Diretoria de Obras e Projetos, esclarece que os campi da Ufac possuem sistema de tratamento de esgoto e explica que no Campus Floresta, existe uma fossa filtro, e no Campus Sede, há uma lagoa de decantação e estabilização, e, portanto, os esgotos não são jogados nos lagos, negando as afirmações no vídeo da ADUFAC.
Dessa maneira, a Prefcam trabalha na modernização do sistema de tratamento de esgoto, e informa que a nova proposta é a utilização de Estações de Tratamentos (ETEs) compactas para garantir uma redução ainda mais eficiente da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO).
A Prefcam informa que o respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade são princípios importantes e sempre levados em consideração nas obras realizadas no campus, e ainda torna claro que a Prefeitura do Campus está sempre aberta às novas ideias e colaborações para melhorar a infraestrutura.
Em contrapartida, os professores da universidade alegam que é necessário comprovar que o tratamento de esgoto está sendo realizado, e que haja monitoramento da qualidade do corpo d’água com periodicidade, pois o processo de eutrofização é a prova de o que existe não funciona.