Em uma ação rápida na manhã de quinta-feira, 27 de junho, a Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu um homem suspeito de assassinar José Anailton na cidade de Rodrigues Alves. O crime aconteceu na madrugada do dia 25 de maio.
O delegado Marcilio Laurentino destacou a agilidade das investigações, que permitiram identificar o autor em questão de dias. “A identificação foi possível graças às imagens de câmeras de Circuito Interno de TV de diversos locais, que mostraram o momento em que a vítima se encontrou com o autor e ambos seguiram juntos até o prédio onde o crime foi cometido”, afirmou Laurentino.
Além das gravações, uma denúncia anônima ajudou a polícia a entender a motivação do crime. Segundo a denúncia, José Anailton havia sido furtado pelo suspeito e foi cobrar a devolução dos itens roubados, ameaçando denunciar o caso à polícia e a uma facção criminosa caso não fosse ressarcido. Testemunhas confirmaram que, dois dias antes do homicídio, o suspeito havia ameaçado a vítima, dizendo que se ela falasse demais, “acabaria com a boca cheia de formigas”.
O crime foi brutal: José Anailton sofreu um golpe na cabeça que causou traumatismo craniano, seguido de 10 facadas nas costas, indicando que ele não teve tempo de se defender.