12 julho 2024

Rio Branco registra aumento de 13,8% nas denúncias de violência contra idosos em 2024, aponta levantamento

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Date:

A capital acreana registrou um aumento de 13,8% no número de denúncias de violência contra idosos nos primeiros seis meses de 2024 em comparação ao mesmo período no ano passado. Segundo dados repassados pela diretoria municipal de Direitos Humanos, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), já foram registradas cerca de 74 mil denúncias somente este ano, enquanto no mesmo período do ano passado os números batiam na casa das 65 mil notificações.

De acordo com a diretora do setor na prefeitura de Rio Branco, Rila Freze, cerca de três denúncias desta natureza são registradas por dia na capital acreana. Entre as violações denunciadas estão abandono familiar, violência patrimonial, psicológica, física e institucional.

“A diretoria de Direitos humanos do município recebe em média 3 denúncias por dia de violação de direitos humanos da pessoa idosa, mas sabemos que os números são bem maiores”, ressalta.

Dados do Núcleo de Vigilância em Violências e Acidentes, integrado à Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), de 2012 a 2023, a violência física formou a maior parte das denúncias de violações de direitos da pessoa idosa. Do total, 55,7% das denúncias foram de agressões físicas contra pessoas com 60 anos ou mais. O levantamento revela ainda que pouco mais de 29% das violências foram cometidas por desconhecidos, 15,9% pela própria pessoa, e 15,2% por filhos.

Com informações do G1

Últimas