Rio Branco apresenta crescimento de casos de síndromes gripais a longo prazo, diz boletim

Rio Branco aparece em situação de aumento nas tendências de longo prazo em casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) considerando a 20ª semana epidemiológica de 2024, entre 12 de abril a 18 de maio, segundo o Boletim InfoGripe, divulgado na última semana pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Da região Norte, figuram apenas a capital acreana e Porto Velho (RO).

Segundo o estudo, se observa sinal de aumento dos novos casos semanais de SRAG na tendência de longo prazo, ou seja, nas últimas seis semanas, além de sinal de estabilidade a curto prazo, nas últimas três semanas. O cenário atual do aumento de SRAG no país, segundo o boletim, é decorrência fundamentalmente dos vírus sincicial respiratório (VSR), Influenza A e rinovírus.

Marcelo Gomes, coordenador do Boletim Infogripe, chama atenção para o início da desaceleração das internações em algumas regiões.

“Para o VSR, em alguns estados do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, observa-se interrupção do crescimento ou queda. Em relação ao influenza A, associado ao aumento de SRAG em adolescentes e adultos, já se observa desaceleração no Nordeste e em parte do Norte e Sul do país”, destaca Gomes.

Informações G1