Rio Acre pode chegar a 1,25 metro e governo não descarta decreto de alerta ambiental

O Rio Acre está no centro das preocupações das autoridades do estado, com o coronel Carlos Batista, coordenador da Defesa Civil Estadual, alertando sobre a possibilidade de o rio atingir níveis de água inferiores aos registrados historicamente. Em entrevista ao ac24horas nesta segunda-feira (3), Batista enfatizou a necessidade de análise para a eventual declaração do estado de alerta ambiental.

As medições mais recentes da Defesa Civil de Rio Branco revelaram que o Rio Acre alcançou apenas 2,55m, com uma queda de 5cm nas últimas 24 horas. Essa baixa significativa é motivo de preocupação, especialmente diante da projeção de pouca chuva significativa até outubro. Segundo o coronel, esse período corresponde ao chamado “inverno amazônico”, caracterizado por baixos volumes de chuva, com um aumento esperado apenas a partir de outubro.

O baixo nível do Rio Acre está gerando uma série de consequências em várias áreas, desde a agricultura e pecuária até o abastecimento de água e saúde pública. A Defesa Civil Estadual está mobilizando esforços e solicitando planos de contingência para prevenção de queimadas florestais em todos os municípios do Acre.

Além disso, o coronel destacou que a baixa umidade e o risco aumentado de incêndios também são preocupações significativas. Em resposta a esses desafios, a Defesa Civil está avaliando a sugestão de declarar estado de alerta, visando intensificar as ações preventivas e de resposta em todo o estado.